O que é um endowment

O que é um endowment

Os fundos patrimoniais, também conhecidos como fundos filantrópicos ou endowments, foram concebidos para ser uma ferramenta importante de fomento a iniciativas e financiamento de causas ou instituições.

O propósito dos fundos de endowment é assegurar a perenidade dos projetos e causas importantes que motivaram sua existência.

Como os fundos são formados?

A formação destes é dependente da arrecadação de doações de recursos ou bens que é investido com o objetivo de financiar as atividades das organizações com parte de seus rendimentos, enquanto o restante é reinvestido ao montante para gerar maiores proventos futuros.

Racional Endowment Fundo Patrimonial Catarina, UFSC
Racional Endowment Fundo Patrimonial Catarina, UFSC

Os investimentos e aportes constituem-se como fonte de recurso de longo prazo e o montante depositado não é consumido. criando um ciclo virtuoso capaz de tornar as universidades públicas ou demais projetos mais independentes das fontes de captação atuais.

Como é feita a gestão dos fundos?

No que diz respeito à governança dos fundos patrimoniais, a ideia é que haja uma gestão profissional, ágil e transparente dos recursos conforme a política de investimento do fundo. A supervisão é realizada por um comitê de investimento, sendo que a tomada de decisões tipicamente ocorre de forma autônoma no âmbito do próprio fundo patrimonial. Também pode ocorrer a criação de comitês técnicos, formados por indivíduos com conhecimentos específicos sobre determinado tema pertinente ao fundo patrimonial.

As regras de governança corporativa do fundo patrimonial e a política de investimento costumam ser detalhadas em um regulamento ou regimento, aprovado pelos órgãos deliberativos da associação ou fundação, formados por membros seniores vinculados ao fundo.

Lei 13.800

A Lei n° 13.800, sancionada em janeiro de 2019, representou um grande marco para os endowments no país ao instituir a possibilidade de constituição de fundos patrimoniais com o propósito de incentivo e suporte à educação, ciência, cultura, saúde, segurança pública e meio ambiente, dentre outros setores de relevante interesse social.

A lei brasileira determinou que os endowments sejam geridos por pessoa jurídica privada sem fins lucrativos, instituída na forma de Organização Gestora, atuante exclusivamente na captação e gestão de doações e do patrimônio do fundo. Além disso, esta foi responsável pela definição dos principais critérios de gestão e fiscalização dos fundos, também definindo os métodos de cooperação entre os fundos e seus doadores ou patrocinadores.

Vale a pena ter um fundo patrimonial na UFSC?

A UFSC, assim como as demais instituições de ensino públicas brasileiras, obtém seus recursos quase exclusivamente através de repasses do Ministério da Educação. Essa fonte de recursos, além de concorrer com as demais prioridades do Governo Federal, está sujeita às mudanças nas políticas nacionais de educação superior. Reduzir a dependência da UFSC em relação a uma única fonte de financiamento já é, por si só, um grande fator favorável à criação de fundos de endowment.

Reitoria Universidade Federal de Santa Catarina

Outra vantagem que os fundos de endowment trazem é a capacidade de investimento direto em iniciativas de ensino, extensão e empreendedorismo, capacidade essa que vem sendo extinta nos últimos anos: em 2018, 88% do orçamento da UFSC foi direcionado para pagamento de pessoal, encargos sociais e benefícios sociais, enquanto outros 11% foram direcionados para custeio de atividades recorrentes, como por exemplo, pagamento de contas de água e luz.

Apenas o restante, menos de 1%, do orçamento de 2018 foi direcionado para investimentos em instalações, construções, obras e aquisição de equipamentos, o que é, sob qualquer ponto de vista, absolutamente insuficiente para manter-se um acadêmico de ponta.

Os fundos de endowment, como o Fundo Catarina, destacam-se uma fonte alternativa de recursos transparente, ágil e eficiente, que busca solucionar este problema promovendo a participação efetiva e decisiva da rede de alumni da UFSC no ambiente de ensino, extensão e inovação do CTC, para que juntos possamos construir o futuro de nossa universidade.

Como Ajudar?

01
Seja um Doador

Doadores são os responsáveis por
dar o apoio financeiro em forma de retribuição àquilo que a universidade proporciona à sociedade e também garantem que o Fundo seja bem sucedido na realização de seus projetos.

02
Seja um Parceiro

Parceiros fornecem apoio para
demandas específicas do Fundo, auxiliando no desenvolvimento dos programas do fundo, na captação de recursos, divulgação da causa e demais demandas em que possuem expertise.

03
Faça Parte do Grupo

Os membros do Fundo Catarina se doam para retribuir à universidade aquilo que ela lhes proporcionou, realizando a captação de recursos, desenvolvimento do ecossistema da universidade e gestão do próprio fundo.