Governança

Nossa governança

A nossa atuação é estruturada com referências adotadas pelos maiores fundos de endowment e na Lei dos Fundos Patrimoniais (Lei 13.800/2019), de forma a zelar pela transparência, eficiência e segurança para os doadores e projetos apoiados.

Desta forma, nossa estrutura organizacional é formada pelos seguintes órgãos, com suas respectivas atribuições e membros:

Assembleia Geral

É o órgão máximo na governança do Fundo Catarina. Suas decisões são soberanas e tomadas democraticamente, de acordo com os votos dos associados.
Tais decisões incluem alterações estatutárias e eleições de Comitês e Conselhos.

Participam dela pessoas ou empresas doadoras, representante da direção do CTC e os fundadores do Fundo Catarina.

Conselho de Administração

Define as diretrizes de atuação do Fundo, além de aprovar seu orçamento, selecionar os projetos apoiados e escolher os membros da Diretoria Executiva.

Seus integrantes são eleitos pela Assembleia Geral.

Conselho Fiscal

Fiscaliza os atos praticados pelos demais órgãos de administração do Fundo, de forma a zelar pela transparência na execução das suas atividades.

É composto por membros com background nas áreas contábil e/ou financeira.

Comitê de Investimentos

É responsável por propor a Política de Investimentos – que estabelece as diretrizes das aplicações dos recursos do fundo patrimonial – e tomar as decisões de alocação de investimentos, à luz da Política aprovada.

Tal comitê é formado por voluntários com notória competência em gestão de recursos financeiros.

Comitê de Projetos

Realiza a avaliação e triagem dos projetos inscritos, verificando sua adequação aos termos do Edital de Projetos daquele ano e checando sua viabilidade antes de enviá-los ao Conselho Deliberativo para deliberação.

Este Comitê é formado por doadores, empresas, representantes do Centro Tecnológico.

Diretoria Executiva

Tem como principais atribuições contribuir para captação de recursos, executar a estratégia definida pelo Conselho de Administração e realizar tarefas que conduzam à perpetuação do Fundo Catarina.

A Diretoria Executiva é formada por voluntários que queiram fazer a diferença.